Skip to content

Exposição “Museus e Animais”

O XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, a ser realizado nos dias 5 a 9 de março de 2012, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, tem a honra de apresentar a exposição “Museus e Animais: Memória do Brasil”, que reúne acervos de 17 museus de zoologia e história natural de todo o país. A atividade estará aberta à toda sociedade baiana, em especial, à comunidade escolar da educação básica, à estudantes e professores do ensino superior, além dos próprios congressistas.

O objetivo é despertar na sociedade o entendimento sobre a importância desses museus para a preservação do patrimônio e da memória da biodiversidade nacional, indispensáveis para a o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como para ações conservacionistas e de desenvolvimento sustentável.

Valorizar os museus universitários como instituições prioritárias para a divulgação das pesquisas produzidas no âmbito das universidades, visando a inclusão científica e o despertar de vocações científicas de futuros zoólogos e áreas afins também serão pontos a serem reforçados com por meio desta experiência.

Dentre as finalidades da exposição está a partilha de experiências múltiplas para a educação científica em museus, valorizando este espaço interdisciplinar e de grande importância regional. Pretende-se reunir pela primeira vez em um congresso de zoologia, instituições e profissionais diretamente relacionados com a produção e divulgação do conhecimento científico sobre a fauna brasileira. Discutir questões específicas dos museus com várias sociedades científicas do Brasil também faz parte do propósito do evento.

MUSEUS E ZOOLOGIA – O Congresso Brasileiro de Zoologia faz parte da vida profissional e estudantil das pessoas que trabalham ou estudam a fauna brasileira em todas as suas facetas. Desde 1960, periodicamente, a maioria dessas pessoas, algumas já ausentes, estiveram debatendo e divulgando as principais questões inerentes à fauna do país, trazendo contribuições que mudaram, muitas vezes, a visão dos nossos gestores e governantes. O crescimento do conhecimento tecnológico das últimas décadas tem levado a uma ampliação e diversificação dos grupos zoológicos, cada vez maiores.

Embora os acervos zoológicos sejam a base primordial para a grande maioria das pesquisas realizadas na Zoologia e áreas afins, o espaço Museu tem sido negligenciado pelas Instituições e governos nacionais, o que tem colocado em risco esse importante patrimônio histórico-ambiental-científico-cultural brasileiro. Aliado a isto, como é de conhecimento de todos os profissionais da área, a comunidade baiana se ressente da falta de espaços museais que tratem da biodiversidade nacional, particularmente da nossa fauna, fora do âmbito dos Zoológicos, bem como da importância desta biodiversidade para a sobrevivência de todas as espécies biológicas incluindo o próprio homem.

Assim, de maneira inovadora, propõe-se suprir esta lacuna, pelo menos durante uma semana, onde as pessoas poderão conhecer os acervos dos principais museus brasileiros e as pesquisas realizadas por eles. Aproveitem!

 

SEGUE ABAIXO A RELAÇÃO DOS MUSEUS POR REGIÃO:

  • NORTE:

1. Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, PA.

  • NORDESTE:

2.         Museu de História Natural da Bahia – Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA;

3.         Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos – Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA;

4.         Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA;

5.         Museu de Zoologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Salvador, BA;

6.         Museu Aberto da Tartaruga Marinha, Praia do Forte, BA;

7.         Instituto Baleia Jubarte, Praia do Forte, BA;

8.         Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL.

 

  • CENTRO-OESTE:

9.         Centro de Pesquisa e Museu de Antropologia, Etnografia, Arqueologia, Paleontologia e Espeleologia de Cáceres, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, MT;

10.      Museu de História Natural de Alta Floresta, Universidade do Estado de Mato Grosso, Alta Floresta, MT.

  • SUDESTE:

11.      Museu Biológico do Instituto Butantan, São Paulo, SP;

12.      Museu de História Natural da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP;

13.      Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ;

14.      Espaço Científico e Cultural do Instituto Vital Brazil, Niterói, RJ;

15.      Casa de Vital Brazil, Campanha, MG;

16.      Fundação Ezequiel Dias, Belo Horizonte, MG;

  • SUL:

17.      Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: